Ijexá: o encanto musical da afro diáspora
MCE0040 Antonio Carlos Moreira Livro Ijexá: o encanto musical da afro diáspora


Com prefácio escrito por Luis Felipe Oiticica e cinco cantigas de liturgia Umbandista compostas por Helena de Oyá, especialmente para esta obra, Ijexá – O encantomusical da afrodiáspora é um livro que une diversas formas de expressão do ritmo Ijexá nas culturas da afro diáspora, com partituras e tablaturas da percussão de atabaques e tambores que expressam a linguagem do culto a Oxum, em diversos ritos sagrados, como Umbanda, Candomblé e Santeria Cubana.

O principal foco do livro é a musicalidade que " transbordou" da cidade de Osogbo na Nigéria e aportou nas Américas, criando vertentes do culto a Oxum, além de possibilitar extrema riqueza musical a todos. Esta obra é o início de um projeto que pretende levar a musicalidade da matriz afro-brasileira para todas as pessoas, ligadas ou não à cultura do Orixá, por meio de estudos da rítmica atrelada aos tambores sagrados, das melodias de cantigas e informações que priorizem o despertar para novos interesses a respeito do tema, sendo uma leitura conveniente a qualquer momento do dia.

O livro contém um breve estudo de leitura rítmica em linguagem simples e direta, conceitos da musicalidade afro e definições de âmbito espacial e cultural, sendo leitura voltada a Ogans, adeptos da liturgia afro-brasileira, músicos que cultivam interesse pela musicalidade sacra de matriz africana e estudiosos do assunto. Com linguagem simples e abordando os temas com enfoque na música, a leitura irá agradar a todos que têm ligação direta ou indireta com religiões de matriz Africana, unindo o entendimento cultural com a musicalização em sua forma mais técnica

Com partituras para atabaques e Batá nos ritmos Ijexá, Afoxé, ChencheKururu e Yesha cubano, além de um afluente adicional do Ritmo Ijexá e Afoxé no Violão, o livro explora também o conceito de antidogmatismo no estudo da percussão dentro da liturgia da Afrodiáspora, evidenciado pelas diferentes formas de expressão da musicalidade em torno de Oxum proveniente da mesma raiz em Osogbo.

Antonio Carlos Moreira

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Ijexá: o encanto musical da afro diáspora

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ISBN: 9786586290219
Páginas: 110
Tamanho: 14x21
Idioma: Português
Ano de Edição: 2021

Autor: Antonio Carlos Moreira
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Com prefácio escrito por Luis Felipe Oiticica e cinco cantigas de liturgia Umbandista compostas por Helena de Oyá, especialmente para esta obra, Ijexá – O encantomusical da afrodiáspora é um livro que une diversas formas de expressão do ritmo Ijexá nas culturas da afro diáspora, com partituras e tablaturas da percussão de atabaques e tambores que expressam a linguagem do culto a Oxum, em diversos ritos sagrados, como Umbanda, Candomblé e Santeria Cubana.

O principal foco do livro é a musicalidade que " transbordou" da cidade de Osogbo na Nigéria e aportou nas Américas, criando vertentes do culto a Oxum, além de possibilitar extrema riqueza musical a todos. Esta obra é o início de um projeto que pretende levar a musicalidade da matriz afro-brasileira para todas as pessoas, ligadas ou não à cultura do Orixá, por meio de estudos da rítmica atrelada aos tambores sagrados, das melodias de cantigas e informações que priorizem o despertar para novos interesses a respeito do tema, sendo uma leitura conveniente a qualquer momento do dia.

O livro contém um breve estudo de leitura rítmica em linguagem simples e direta, conceitos da musicalidade afro e definições de âmbito espacial e cultural, sendo leitura voltada a Ogans, adeptos da liturgia afro-brasileira, músicos que cultivam interesse pela musicalidade sacra de matriz africana e estudiosos do assunto. Com linguagem simples e abordando os temas com enfoque na música, a leitura irá agradar a todos que têm ligação direta ou indireta com religiões de matriz Africana, unindo o entendimento cultural com a musicalização em sua forma mais técnica

Com partituras para atabaques e Batá nos ritmos Ijexá, Afoxé, ChencheKururu e Yesha cubano, além de um afluente adicional do Ritmo Ijexá e Afoxé no Violão, o livro explora também o conceito de antidogmatismo no estudo da percussão dentro da liturgia da Afrodiáspora, evidenciado pelas diferentes formas de expressão da musicalidade em torno de Oxum proveniente da mesma raiz em Osogbo.

Antonio Carlos Moreira

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